quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

OBA....FÉRIAS

Brincadeira????...
É coisa séria, muito séria
Brincando, a criança vai aprender coisas que a ajudarão pelo resto da sua vida.
Os pais e familiares tem a grande preocupação em querer criar bem seus filhos e fazem de tudo para ajudar no desenvolvimento de sua linguagem e de suas habilidades motoras.

Mas curiosamente, poucos se preocupam com o que a criança faz de mais importante na sua vida: o simples e tão importante ato de brincar.
Através da brincadeira, a criança começa a aprender como realmente o mundo funciona e percebe o que pode e o que não pode ser feito.
Empilhando e encaixando peças, ela vai adquirindo as primeiras noções espaciais e com isso também faz as tentativas de organização do mundo.
Quando produz sons batendo objetos, ela desenvolve conexões mentais e corporais que vão ajudá-la a falar e a andar.
Repetindo brincadeiras exaustivamente, ela digere suas emoções, confirma e consolida um aprendizado.
Jogando com os outros, começa a perceber que existem as regras, sorte, possibilidades e conhece o valor da perseverança.
A criança quando brinca, instintivamente vai descobrir o mundo e se ajustando a ele.
Aos adultos a sua volta, cabe o desafio de não atrapalhar esse desenvolvimento, e sim estimular as brincadeiras, interferindo o menos possível.
Um dos valores mais importantes que a criança aprende enquanto brinca é que, quando ela perde, o mundo não acaba, pois ela perde um jogo, mas pode ganhar na próxima vez, ou na seguinte.
Para isso, é importante que os pais não passem aos seus filhos a impressão de que o mais importante é vencer sempre, em vez disso, convém sempre enfatizar a diversão.
As crianças precisam entender que perder não é sinônimo de inferioridade, da mesma forma que ganhar não demonstra superioridade.
A criança começa a brincar antes mesmo de poder sentar ou engatinhar.
Já aos 2 meses, diverte-se com as cócegas e risadas dadas pelos pais junto ao berço.
A brincadeira é tão importante para as crianças que a psicologia a utiliza até mesmo como forma de tratamento. É a chamada "ludoterapia", o brincar é o principal instrumento para a criança construir a própria individualidade.
Para as crianças, é importante que os pais se interessem pelas suas brincadeiras, desde que se adaptem às regras.
Não vale sentar no chão com a criança e decidir como as coisas devem funcionar, se o adulto se dispõe a brincar, tem de dar espaço para a criança escolher como montar a brincadeira.
Outra participação importante dos adultos é na compra dos brinquedos.
É claro que é um prazer poder chegar em casa com a última novidade da loja de brinquedos embaixo do braço, aquele carrinho cheio de luzes e sons ou a boneca da moda.
Entregar um objeto caro assim na mão da criança não quer dizer, necessariamente, mais diversão ou melhor estímulo.
A criança pode, inclusive, prestar mais atenção no papel do embrulho ou na caixa do presente.
"O que tem mais valor para a criança, nem sempre é o mais sofisticado, e sim o que exige mais sua participação e lhe permite inventar".
ATENÇÃO pais, irmãos, dindos(as), tios(as), avós, professores, somos criança uma única vez na vida e esta é a fase mais curta da qual vivenciamos.
Brincar...é trazer o mundo para perto e descobrir que a vida é alegre, simples e muito colorida.
Boas Férias.

Um comentário:

Andrea Tassinari disse...

Pois é, várias férias já passaram ... estamos iniciando um novo ano e precisamos reativar este blog que está maravilhoso.Conta comigo sempre, bjs