sábado, 1 de dezembro de 2007

História da escola

A Escola E. E. F. Dr.Ferreira de Abreu, está situada à Rua Batovi,nº25,Vila Leão,Bairro Sarandi, Porto Alegre. A escola tem este nome em homenagem à : Francisco Ferreira de Abreu, um ilustre médico nascido em PoA, em 01/08/1823.Estudou na Faculdade do Rio de Janeiro, doutorando-se em medicina no ano de 1845. Dolo de um invejável talento, seguiu seus estudos e carreira na Academia de Paris.Pelos seus trabalhos altamente recomendáveis, foi o primeiro brasileiro a receber a distinção no "Quadro de Honra dos Sábios Estrangeiros". O Governo Francês ainda conferiu o Galardão da Legião de Honra.Quando voltou ao Brasil, distinguiu-se como médico do Imperador D.Pedro II, professor e diretor da Faculdade do Rio de Janeiro e químico conceituado. Recebeu o título de Barão de Teresópolis representando o Brasil em diversos congressos de Medicina e Higiene.Portanto, para nós é motivo de orgulho o fato de possuir nossa Escola o nome de tão ilustre brasileiro, pessoa que além de curar também foi voltado muito para a educação.
Nossa escola foi criada pelo Decreto 777 de 21/05/1943, e fundada em 25 de Setembro de 1943, era chamada de Grupo Escolar, e veio beneficiar crianças e adolescentes da comunidade da Vila Leão, bairro Sarandi e próximos. Este prédio acima foi um dos primeiros, pavilhão de madeira, não existem mais.

5 comentários:

Eliana Ventorini disse...

Olá, Kathia e toda a comunidade "virtual" do Ferreira de Abreu!

Venho aqui desejar um ótimo trabalho a todos e que este blog se constitua, sem demora, num rico espaço de compartilhamento, colaboração e divulgação também do trabalho desenvolvido na escola!

No que eu puder ajudar, contem comigo!

Abraço forte,
Eliana (tutora do Pead)

ziginho disse...

Ola Kathia,sou tambem um aluno do tempo antigo(1963 ate 1965).Minha Professora deve ser esta na foto,e minha classe foi esta no lado direito ao fundo.Ainda tenho pensamentos de quando a classe foi barulhenta tivemos que ficar depois da ultima hora de pe fora para 1 hora.Nunca gostei deste castigo.Deve ser que a gente se conhece.Em novembro de 1965 saimos do Brasil para morar na alemanha onde estou moreando ainda,em Berlim.Ainda tenho uma foto daquele tempo,foi feita por um fotografo que tinha vindo.bj Sigimundo

Unknown disse...

Saudades desta escola, estudei nós anos 80. E como esquecer da dona Gilda e sua merenda maravilhosa.

Unknown disse...

Saudades estudei lá de 90 até 98

Unknown disse...

Estudei de 98 até 2005.
Me lembro da visita do autor Moacyr Scliar na escola. Se alguém tiver algum registro ou fotografia, gostaria dessa informação.